Primeiros hacks: o novo roteador de gateway Nokia 5G
além de ser o foco de uma série de teorias de conspiração bizarras, 5G redes celulares oferecem o compromisso de acesso a internet ultra-rápido em qualquer lugar. Para esse fim, há uma nova raça de dispositivos criados para fornecer banda larga em casa usando 5G como backhaul. É um desses, um fastmile nokia, que [Eddie Zhang] recebeu, e ele achou que é uma desdobramento interessante e investigação. Spoiler: Corre Android e tem erros exploráveis.
Um bug de escalonamento do privilégio na ferramenta de administração da Web levou a obter a capacidade de exportar e modificar arquivos de configuração, mas, infelizmente, um prompt telnet pode ser aberto, não é muito usado sem a senha. Descobrir algumas portas bloqueadas na base da unidade revelou uma porta USB-C, que foi encontrada para se conectar a um dispositivo Android. Por meio de ADB, uma concha poderia ser aberta no Android, mas em uma investigação adicional, descobriu-se que o fastmile não é um único dispositivo, mas dois separados. Dentro é um PCB com um telefone Android 5G para gerenciar a conexão e outra com um roteador caseiro completamente separado.
Com acesso ao lado do Android e um prompt de login no lado do roteador que foi tão longe quanto ele estava preparado para ir sem arriscar o aperfeiçoamento de seu fastmile. Só permaneceu para fazer uma reafirmar, que revela os PCBs separados com seus próprios dissipadores de calor, e uma excelente matriz de antena. Talvez esses dispositivos se tornarem tão onipresentes quanto os antigos roteadores, e os vêmos totalmente descascados.
É uma pena que tenhamos que escrever muito mais sobre as teorias da conspiração em torno de 5g do que dispositivos reais de 5G, mas talvez veremos muito mais desgaste como este para compensar.