Neopixel Punk Console Drives WS2812s utilizando 555 temporizadores

Neopixel Punk Console Drives WS2812s utilizando 555 temporizadores

Neopixels, um tipo de tira de LED com pixels endereçáveis ​​individualmente, são uma empresa preferida entre os criadores de efeitos de luz elaborados. Eles são proeminentes por sua flexibilidade, bem como a simplicidade com a qual você pode encadear Daisy. Embora o protocolo dirija esses LEDs de bits, pode ser bastante desafiador para executar por causa de restrições de temporização de sinal apertadas.

No entanto, [Adrian Studer] mostrou que a condução de tiras LED WS2812, como a série Neopixel, não necessariamente necessitou de código de montagem otimizado à mão. Na verdade, não precisa de nenhum tipo de código. Ele desenvolveu o console do Neopixel Punk, um gadget que produz um show de luz sem sequer utilizar um microcontrolador. Apenas um punhado de 555 temporizadores, bem como cerca de 74HC Series lógica trabalham juntos para criar pulsos com horários aproximadamente apropriados.

Operando o gadget é tão simples quanto apertar alguns potenciômetros, assim como seu homônimo no console do Atari Punk. É bastante um processo aleatório, assim como pode ser impossível recriar um padrão que você gostasse. Além disso, os LEDs iluminam principalmente em cores principais a pleno potência, embora [Adrian] planeja fazer uma versão melhorada que impulsione os subpixels vermelhos, verdes, bem como azuis separadamente. No entanto, a verdade que tudo isso é implementado por apenas 555 temporizadores torna um hack destacado por qualquer tipo de padrão.

Nós vimos muito mais do que alguns métodos de condução de neopixels ou tiras LED WS2812 semelhantes, embora todas elas utilizem um microprocessador de algum tipo; Você pode terminar um tradicional 6502, utilizar SPI, bem como DMA em um PIC32, ou apenas conecte um único braço Cortex M0 +.

Leave a Reply